Aula de economia

Caso 1
Um produto custa 100 reais. Você opta pelo pagamento em duas vezes de 60, o que dá 120 no total. Quanto você pagou de juros? Vinte por cento? Faz sentido, afinal, 20 por cento de 100 é 20. 100 + 20 = 120. Este foi o caso que Edson Rossi, hoje diretor de redação da Vip, contou pra gente de como ele não entendia de economia mesmo sendo jornalista de economia. Foi aí que alguém mostrou a ele como não sabemos de nada. Se você pagou uma primeira parcela de 60 reais, faltam 40 para saldar a dívida, não está certo? Se você paga mais 60, está dando 20 reais a mais, ou seja: 50 por cento de 40 reais. Os juros, neste caso, foram de 50 por cento!

Edson Rossi em foto de Raquel Brust

Caso 2
Poderia chamar essa nota de errata. Sérgio Gwercman me explicou: dois posts abaixo, eu disse que, para a Abril, não interessa manter uma revista que tenha tiragem de 35 mil exemplares, pois o lucro é pouco. Não é bem assim, esclareceu o sábio editor da Super. Rentabilidade diz respeito a quanto você vai faturar levando em conta o investimento que está fazendo. Muitas vezes, é mais rentável investir um dinheiro na poupança ou numa conta investimento do que numa revista ou num negócio qualquer. Por que investir 100 mil reais numa nova publicação para faturar 30 mil por mês, se esta mesma centena de milhar na poupança vai render 40 mil no banco, suponhamos? É meio cruel, mas nas grandes corporações o negócio é assim. Essa é a principal queixa contra os juros altos: em vez de investir (gerando empregos), o empresário aplica no banco porque dá mais retorno. Há revistas na casa com tiragem de 50 mil exemplares, mas, levando em conta o investimento feito, o lucro é maior do que se o dinheiro tivesse ido para o banco.

Isso é tudo que acho que sei de economia. Talvez tenha errado novamente, mas esteja à vontade para corrigir. Vivendo e aprendendo.

2 Responses to Aula de economia

  1. Baiano, simplesmente incrível. Seu texto e sua habilidade de transformar coisas simples em fascinantes me deixam chocada. Sua cobertura do Curso Abril 2007 tem sido uma espécie de Diário para mim, à medida que representa exatamente tudo o que estou sentindo… Para resumir: estou boba. Não sabia o que era Jornalismo até estar aqui ou até conhecer pessoas apaixonadas pela profissão como as quais estou conhecendo, inclusive você.
    Boa sorte! E se Deus quiser seremos companheiros de redação.

  2. Sorry, não sei como estou comentando com sua assinatura, mas quem assina, na real, sou EU: Nataly Pugliesi

Deixe um comentário

