‘A cozinha é uma imensa aventura’

cozinhaPor que o homem cozinha? Certamente não é só para se alimentar. A melhor resposta talvez tenha sido dada pela reportagem de Alessandro Meiguins, na revista Vida Simples. A comida é uma criação, algo para se orgulhar, como um texto, uma construção, qualquer trabalho feito com as próprias mãos. Um prato, porém, tem uma vantagem: o prazer transcende o ato de prepará-lo e dar para que os outros elogiem – você pode gozar da própria criação, você pode… comê-lo!

…o homem cozinha porque isso faz parte de sua essência. Quebra-cabeças, minilaboratórios, jogos elaborados ­ todo menino, adolescente e homem tem paixão por construir, por fazer coisas com suas próprias mãos. Que sejam tão etéreas e passageiras como um inesquecível risoto al dente. A cozinha é uma imensa aventura. Acender o fogo, untar a forma, cortar os tomates bem picadinhos, esmagar o alho, preparar a massa, selecionar as ervas, grelhar a carne, apimentar a verdura, tudo se torna uma grande brincadeira alquímica. Muito masculina, por sinal.

Mas o objetivo da matéria é desmistificar que homens cozinhando é algo recente. “A cozinha da monarquia européia, durante a Idade Média e o Renascimento, era comandada por chefs, todos homens, altamente prestigiados por agradarem aos nobres paladares dos reis e os entupirem de pratos elaborados ­ muitas vezes com foie gras, uma invenção desses tempos.” Cozinhar mesmo, não cozinho, mas procuro devorar os ensinamentos do mestre Anthony Bourdain e me entupir de leituras gastronômicas.

* * *

PS: O Mestre esteve novamente em São Paulo, esse ano, para uma gravação de seu programa. Não decepcionou: “Na TV, Anthony Bourdain humilha SP, mas venera sua comida”. Preciso dizer que concordo em gênero, número e grau?

Anúncios

One Response to ‘A cozinha é uma imensa aventura’

  1. Arnaldo disse:

    Eu sempre acreditei que cozinhar é arte. E tenho que me apegar a isso, já que não sei cantar, nem tocar fagote, nem pintar, bordar, fazer filmes. Tenho que me apegar a alguma coisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: