Visita à redação (parte 2)

Ou Bem vindo à selva

Livros

No domingo recebi uma visita inesperada, em Campinas. Gustavo é o filho da nova faxineira – que eu nunca vi – e foi conhecer o “sobrinho jornalista da Zó”. Tem 20 anos, mas é maior e tem mais barba do que eu. Tem 20 anos e está no terceiro ano de Química da Unicamp. Tem 20 anos e em breve vai para Nova York, fazer um intercâmbio. Tem 20 anos e quer ser jornalista.

A princípio relutei em receber o rapaz. Só pode ser doido, pensei, alguém que quer largar uma faculdade (pública), quase no fim, para ingressar nesse mundo tão incerto. Mas, como um bom aspirante a jornalista, ele apareceu sem avisar. Parecia encantado com o relato da mãe, que, ao limpar meu quarto, viu “vários” livros de jornalismo. Me ganhou.

Fez perguntas sobre carreira, se a minha faculdade era boa, se eu falava inglês, como consegui trabalhar onde trabalho… Era o aspirante querendo sugar o máximo possível do profissional. Era eu invadindo redações para falar com os caras das revistas mais bacanas. Não havia mais como demovê-lo da idéia de entrar para este meio de alguns eleitos. Logo me vi falando de revistas, mostrando livros e contando histórias dos profissionais que admiro.

O garoto saiu daqui com uma pilha de revistas, dois jornais dos tempos de faculdade e o livro que me empurrou de vez para as redações (A arte de fazer um jornal diário, do Noblat), que emprestei atendendo a um pedido dele e lutando contra o instinto de não emprestar livros. Renovou-me o ânimo para o resto da semana. Saiu satisfeito, e sei que posso ter desvirtuado de vez a carreira do menino.

Sabe de uma coisa? Eu queria ser o Gustavo, agora – tirando a parte da química, claro. Vai voltar com o inglês afiado, com uma puta experiência de vida e uma motivação ainda maior para entrar nesse meio ingrato, muitas vezes frustrante, cansativo, difícil – mas que é movido por verdadeiros apaixonados. Seja bem vindo.

Deixe um comentário

