Como tornar seu blog mais visitado

Palavras-chave

Na quinta-feira participei de um treinamento bacana sobre como otimizar páginas para que sejam relacionadas nos primeiros resultados do Google. O site, que responde por 80% das buscas na internet, conseguiu um nível de importância tão grande, que existe até empresa que recebe fortunas para melhorar o desempenho dos sites no buscador.

Minhas chefes que não me ouçam, mas quando os consultores da tal empresa falavam, eu dividia o raciocínio entre aplicar aquilo tanto no nosso portal quanto aqui no blog. Parece que não há muito segredo: as palavras-chave (key words) são o que fazem as pessoas chegarem aos sites, portanto, é preciso ser bem claro quanto ao conteúdo o tempo todo – do alt, aquelas palavras que aparecem quando você deixa o cursor parado na foto, até a descrição do conteúdo numa parte do site “vista” apenas pelos buscadores (se não me engano, a description).

Palavras-chave e clareza
Os caras falaram também de PageRank, um “nível de relevância” que o Google mede. O portal onde trabalho tem um page rank 6, bem avaliado, numa contagem que vai até 10. Lembrei que uma vez disseram (e eu confirmei) que meu blog tem uma avaliação 4, que é muito boa para um blog, imagino. Mas desconfio que seja tudo culpa dos tarados que ainda chegam aqui por engano.

“Clique aqui” e “saiba mais” são termos que não te ajudam. Experimente digitá-los no Google e veja quantos “concorrentes” você tem. Vale muito mais dizer em bom português. Exemplo simples: a categoria “vídeos” deste blog se chamava “audiovisual”. O que você digitaria no Google?

Ainda falando em vídeos: uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Não para o Google. Se você posta um vídeo que nem precisa de comentários de tão bom, mas não diz que é uma reunião do Elvis com Jimmy Page, Sheryl Crow, Keith Moon, Stevie Wonder… (é bom dizer todos) num comercial da BBC, quantos que procuram por “Elvis” chegarão até você?

O tal do “alt”, a URL e o hífen
Outro erro comum: usar o alt da foto para pôr créditos. Olha, se a mãe do fotógrafo quiser achar fotos feitas pelo filho, seu site será bem útil para ela. Mas se queria internautas procurando “Amyr Klink arrumando sua coleção completa de National Geographic”, não vai tê-los. Claro que a busca por imagens lê o que está perto da foto, mas o tal do alt é o mais importante, assim como o nome do arquivo. Nada de “foto2.jpg”; vale um “lula-sorrindo.jpg”, por exemplo. Ah, sabia que underline entre as palavras faz com que sejam lidas como uma só? Então o correto é “lula-sorrindo-brasilia” e não “lula_sorrindo_brasilia”, tanto em arquivos como em URLs.

Isso é o alt da foto! Deveria ter escrito:

 

Deixe o cursor sobre a foto e saiba o que é alt

Sim, a URL. É o mais importante na busca (depois vêm o título e o que vier embaixo dele). Um link assim

http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.p…

não traz visitantes, ao contrário de um assim:

https://baiano.wordpress.com/tropa-de-elite/

Lembre-se: foco no internauta. Pense como você procuraria algo na internet. E ainda tem mais dicas, mas creio que já consegui um número suficiente de palavras-chave por um post. Me vendi ao sistema.

16 Responses to Como tornar seu blog mais visitado

  1. flavio disse:

    Como tornar meu blog famoso? estou em fase beta..rsrs…aprendendo muito com isso!!

  2. Nanda Lima disse:

    Caramba… vou ver como posso usar esses conhecimentos no meu blog. Eu sei que ele tem potencial de ser bem visitado e tal, tem conteúdo… meu sonho de consumo é que ele fosse bem visitado e principalmente, que fosse frequentado por visitantes que gostassem de deixar comentários, hehehe

    Bem… valeu.

    Bjs

  3. paulo disse:

    faça um post assim… como tornar seu blog baiano ! kkkk

  4. elmo dias disse:

    Gostei do Post e quero receber mais dicas de como melhor me posicionar no buscador…rsrs
    aceito conselhos…

  5. Drusnake disse:

    Essas dicas valem ouro e já comecei a colher os bons frutos no meu blog (werocktour)

  6. Maike Adriano disse:

    pq sera que é poriço que tem sites mais feios que meu blog e tem mais acesso (meu teclado não tem interrogação)
    muito bem falado mais eu queria mais dicas

  7. Marcilene disse:

    Gostei muito interessante…

  8. Está de parabéns pela materia, opmitização de sites é uma coisa trabalhosa, mas essencial se quiser ver o seu site crescer.

  9. MaisMotor disse:

    bom

  10. Olavo Marques disse:

    Você faz inúmeros jogos em powerpoint mas não sabe onde publicar…

    Então visite o blog:

    Jogos em PowerPoint

    Aqui você pode baixar e publicar jogos em PowerPoint, é facil e grátis!

    Visite-nos em:

    http://jogosempowerpoint.blogspot.com/

    E divirta-se!!!

  11. GOSTEI MUITO E VOU APROVEITAR AS DICAS….

  12. Marcio Oliveira disse:

    Valeu, bem legal essas dicas vou tentar aplicar ao meu blog!

  13. Nossa é bem difícil mesmo!

  14. Anne Mattos disse:

    Adorei! Vos seguir suas dicas! Tudo o que eu precisava saber!

Deixe um comentário

