Porque eu gosto de São Paulo

Praia de Trancoso, Bahia

Gosto de céu também…

Trancoso é o lugar mais lindo que eu conheço. Não tenho muitas milhas rodadas para poder dizer que é o mais lindo entre todos do mundo. Mas, certamente, é o mais bonito entre os poucos que pus os pés. E mesmo que encontre outro lugar cuja simples visão seja melhor, creio que será difícil encontrar outro em que eu me sinta tão bem.

Assim que piso naquela terra, sinto uma comunhão entre mim e ela (uma coisa meio John Locke e “The Island”, na série Lost). Isso ainda antes de chegar à praia, esta sim, o melhor lugar no melhor lugar do mundo. Porque, para mim, não existe lugar que eu goste mais do que praia. Se a de Trancoso é a minha favorita, logo, a praia de Trancoso é o melhor lugar para estar.

Praia de Trancoso, Bahia

Cachorrinho feliz

Esqueço tudo. Limpo minha mente. Me concentro, sem nenhum esforço, apenas na vista e no som do mar. Vale qualquer esforço, qualquer sacrifício. Só quando me afastei da praia foi que entendi sua importância em minha vida. Não gosto da praia porque tem gente, porque “rola azaração”, nada disso. Gosto do mar. Puro e simples. Quanto menos gente, melhor.

Quando olho aquele mar azul de Trancoso, voltar para ele passa a ser a única razão para eu trabalhar o ano inteiro, morar em São Paulo, suportar diariamente aquela poluição do ar, visual e sonora. Todo o resto – ascensão social, sucesso profissional, prestígio – passa a ser apenas uma resposta pronta, uma justificativa apenas para as pessoas que não comungam com o mar.

Mirante em Trancoso

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!!!!

Amanhã volto para o purgatório chamado São Paulo – o mal necessário em minha vida. Nunca minhas “férias” foram tão boas, mesmo passando apenas uma semana aqui. Esses poucos – mas intensos – dias me fizeram enxergar um mundo muito mais calmo, onde a razão para se estar num lugar é simplesmente estar neste lugar.

Vou continuar voltando para cá. Não mais por Porto Seguro, mas por Trancoso. Posso continuar não conhecendo muitos lugares, continuar a ser um cara pouco viajado. Mas para quem comunga com um lugar, não é preciso muitos outros além dos lugares opostos.

Eu gosto de São Paulo porque ela me faz ver como gosto de Trancoso. E vice-versa.

4 Responses to Porque eu gosto de São Paulo

  1. nunu disse:

    Trancoso realmente é lindo. Fui para esta praia na formatura da oitava série… Tantas coisas aconteceram… ai ai…
    Bom, não te conheço pessoalmente, mas te desejo um maravilhoso 2008. Mesmo que este ano tenha sido bom, que o próximo seja ainda melhor.

    Bjos

  2. Marcia disse:

    Considerando que você não verá esse comentário tomei a liberdade pra dizer que amei o som do mar , estou indo pra Porto Seguro no próximo dia 25/10 e não deixarei de me lembrar de sua maravilhosa dica um grande bj e obrigado pela dica últil.

  3. Érika disse:

    Concordo com você, de fato esse lugar é sensacional. Tive a oportunidade de ir 3 vezes e simplesmente me encantei.Com certeza voltarei , por que o lugar é envolvente.

  4. Vera disse:

    Olá, estou pensando em ir para Trancoso e Arraial D’ajuda nesse Natal e olhando seu blog minha vontade aumentou.
    Então posso ir que vou adorar mesmo, não?!
    E fiquei curiosa qdo vc disse que não irá mais “por” Porto Seguro e sim “por” Trancoso, não entendi.
    Abraços

Deixe um comentário

